Fedeesp - Esporte Escolar Fedeesp - Esporte Escolar Fedeesp - Esporte Escolar

Notícias

Festival Infantil de Rugby movimenta a cidade
 
 

Festival Infantil de Rugby movimenta a cidade

23/11/2017


Iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de São Paulo atenderá mais de 1500 crianças

O Rugby é um esporte desconhecido pela maioria dos brasileiros, o que não acontece, por exemplo, no continente europeu, onde o esporte tem grande tradição e é bastante conhecido e praticado. Além de ser uma modalidade democrática, por permitir biotipos físicos variados durante a prática esportiva, o Rugby tem mandamentos e regras que estimulam o aprendizado de princípios e valores que serão muito valiosos para a formação das crianças e adolescentes como cidadãos.

Em São Paulo, o rugby começa a ter sua ampliação através de uma iniciativa da prefeitura da cidade por meio das Secretaria Municipal de Esportes e Lazer com a realização do Festival de Rugby Infantil que conta com execução da Fedeesp e parceria da Secretaria Municipal de Educação.

Alexandre Traverzim, presidente da Fedeesp, explica que um dos objetivos do projeto de rugby é incluir pessoas de baixa renda em atividades esportivas contribuindo assim para o desenvolvimento da cidadania. “O projeto visa estimular a prática da modalidade do rugby, por meio de festivais de integração para 1500 crianças, adolescentes e seus respectivos familiares, participantes de projetos educacionais de rugby de escolas públicas, CEUs e instituições do terceiro setor, contribuindo ainda mais como para o desenvolvimento e formação de novos e melhores cidadãos tendo o esporte como um estímulo a esta pratica”, disse o presidente.

O projeto “Festival Infantil de Rugby” foi desenvolvido para promover a familiarização do Rugby junto a atividades que estimulam o aprendizado em aspectos que são fundamentais para o desenvolvimento motor e cognitivo de jovens e crianças, e para o aprendizado de valores para a vida em sociedade.

A Federação Paulista de Rugby e Confederação Brasileira de Rugby possuem programas e cursos de formação e aperfeiçoamento no ensino do rugby. “Após a formação, estes profissionais, desenvolvem em suas respectivas unidades aulas e treinos da modalidade. Os festivais promovidos pela SEME vem a ser o momento de celebração que envolverão todas as crianças e jovens participantes de projetos de Rugby, bem como professores e familiares que, de maneira lúdica e intensa, vivenciarão os valores e comportamentos trabalhados ao longo do semestre nos projetos aos quais fazem parte durante o festival”, complementou Alexandre.

Ao todo serão realizados três festivais na cidade de São Paulo, dois destes realizados no CEU Meninos (Rua Barbinos, 111 – Jd.Clímaco) nos dias 25 e 27/11 e 02/12 no CEU Jambeiro (Av. José Pinheiro Borges, 60 – Guaianases) entre as 9h e 15h.Entrada gratuita.

Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo
Fale conosco:

11 2397-0243

Rua Líbero Badaró, 101
12º andar, Centro - SP
Fax: 11 4081-8723